Inglês nu e cru
New to podcast?
Comece aqui. Podcasts são incríveis.
O Que São Podcasts e a Importância Dessa Mídia Para o Estudo de Línguas
Ou, se você não tem tempo para ler o artigo inteiro, é só escutar um episódio de
Inglês Nu E Cru Rádio e vai entender como funciona.
O Que é um Podcast?

Presente na internet há 12 anos, o podcast é um dos veículos digitais que mais cresce no mundo, principalmente no setor da educação.

A definição de podcast, embora simples, diz muito sobre a mídia: é como um rádio porém, situado na internet. Pensa tipo Netflix só que com rádio e tudo de graça.

Um podcast, em suma, é o conjunto de programas de áudio em torno de um tema, organizado através de um feed e que pode ser consumido via download ou streaming.

Para aqueles que costumam passar horas no trânsito ou são adeptos da prática de esportes, o podcast pode ser uma forma de descontrair e aprender sem que para isso seja necessário abrir mão de todo e qualquer estímulo externo.

Os programas podem variar de alguns minutos a uma ou duas horas, dependendo de quem produz o podcast.

Atualmente, a forma mais comum de consumir um podcast é simplesmente assinando o feed e baixando os conteúdos de acordo com o interesse do ouvinte. A possibilidade de realizar o download reduz o gasto do pacote de dados e possibilita que o programa possa ser ouvido em qualquer situação, mesmo que o aparelho esteja sem sinal.

Como o Podcast Pode Revolucionar o Aprendizado de Novos Idiomas?

Por ser uma mídia portátil, o podcast tem ganhado cada vez mais espaço na educação, principalmente em relação ao estudo de línguas, pois facilita o acesso aos conteúdos e exercita o aprendizado de forma orgânica.

Ao contrário dos modelos engessados encontrados nas escolas tradicionais de idiomas, o podcast usa uma linguagem menos formal, mas ainda pedagógica, focando em pontos gramaticais essenciais e levando ao ouvinte informações como gírias e novidades que os livros não conseguem acompanhar.

Ouvir um podcast em outra língua constantemente faz com que o ouvinte tenha um contato mais próximo e comece a reconhecer palavras e expressões, melhorando exponencialmente a audição e a captação de informações em outro idioma.

O aluno poderá estabelecer uma familiaridade com a língua ouvindo quantos podcasts desejar todos os dias, ouvindo e aprendendo da mesma forma que aprendeu sua língua materna.

Detalhes Que Fazem a Diferença!

Aprender outra língua com nativos via podcast é uma oportunidade única, pois ninguém conhece melhor uma língua que seus falantes.

Com o podcast é possível ouvir e pausar sempre que for necessário, retornar quando não foi possível compreender uma palavra ou outra e até mesmo praticar a pronunciação junto ao programa.

Os detalhes de uma língua é que diferenciam um falante fluente de um falante estrangeiro. Ouvir podcasts ensinará a detectar as nuances fonéticas e fonológicas das línguas, fazendo com que ao praticar o idioma aprendido, o ouvinte não erre em pontos básicos da pronuncia.

Além disso, ao possuir o contato diário e a compreensão auditiva de uma segunda língua, se tornará mais fácil estabelecer sentenças e se expressar sem erros.

Aprendendo Outras Línguas em Qualquer Situação!

A caminhada entre dois pontos, a espera do ônibus, um engarrafamento e até mesmo o tempo de lavar a louça do jantar são suficientes para aprender um pouco mais.

O aluno pode aprender mais sem abrir mão de seu tempo livre e esse tempo que antes era designado a apenas uma tarefa que por vezes levava ao ócio e ao tédio, agora pode ser otimizado em prol do aprendizado de uma nova língua.
9 Verdades que aprendi depois de ensinar 2,974 brasileiros
Learn 9 English learning secrets that no one talks about...
Made on
Tilda