3 Maneiras Surpreendentes
Pelas Quais a Linguagem Molda a Maneira que Vemos o Mundo
Os benefícios de aprender um novo idioma são quase infinitos. Muitos desses benefícios já são muito conhecidos pela maioria das pessoas. No entanto, aprender um novo idioma pode afetar a sua vida de maneiras que você nem imagina.
1
Muda a sua percepção visual
E se eu te disser que a linguagem literalmente muda a maneira como você vê o mundo? Um estudo da Universidade de Cambridge sugere que a maneira como as pessoas distinguem as cores pode mudar de acordo com o idioma que elas falam. Por exemplo, o japonês tem termos básicos para azul claro e azul escuro, o que permite que as pessoas que aprendem japonês percebam essas cores de forma diferente.
2
O idioma que falamos pode afetar nosso comportamento financeiro
A linguística desempenha um papel em quanto gastamos e economizamos? Em seu fascinante Ted Talk, o economista Keith Chen sugere que línguas que não possuem um conceito claro de futuro - "Chove amanhã" ao invés de "Vai chover amanhã", estão fortemente correlacionadas com altas taxas de poupança. Então, se você aprender a falar um idioma "sem futuro", como muitos idiomas do norte da Europa e da Ásia, você também pode ver um aumento nas suas economias.
3
A linguagem pode alterar seus conceitos de espaço e direção
O inglês e muitos dos outros idiomas de maior destaque no mundo usam coordenadas mais egocêntricas para descrever espaço e direção. Em outras palavras, usamos nossos corpos para nos orientar. Usamos conceitos como direita e esquerda, cima e baixo. No entanto, cerca de um terço das línguas do mundo empregam a direção absoluta. Essas línguas usam norte, sul, leste e oeste para todas as formas de orientação. Esta diferença aparentemente pequena pode ter um enorme efeito na maneira como vemos o mundo.

Por exemplo, a pesquisadora da Universidade Stanford, Lera Boroditsky realizou uma experiência na qual pediu para que as pessoas fechassem os olhos e apontassem para o sudeste. Professores americanos apontaram em todas as direções possíveis, enquanto crianças aborígenes australianas de cinco anos apontaram na direção certa. Incrível, não?
Do speakers of different languages think differently? Does learning new languages change the way you think?
How the Languages We Speak Shape the Ways We Think
9 Verdades que aprendi depois de ensinar 2,974 brasileiros
Learn 9 English learning secrets that no one talks about...
Made on
Tilda